terça-feira, 4 de maio de 2010

Parto Normal ou Cesárea




Essa sem sombra de dúvidas é uma dos questionamentos das mamães, sejam elas de primeira ou de outras viagens. Sei que é uma decisão complicada, diria delicada, mas que é preciso resolver.

“Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em maio do ano passado revelou que 43% dos partos realizados no Brasil são cesarianas, sendo que desse número, 80% são mulheres de classe média alta e possuem planos de saúde. Já quando se trata de gestantes que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde), o número cai para 26%.”

(http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/080616_sau_parto.htm)

Existem os pós e os contras para ambos os métodos, e uma dado que sempre devemos levar em consideração, é que, o parto é de uma forma para cada gravidez, nunca um é igual ao outro. E devemos sempre respeitar o momento.
Para mim, a cesárea é meio robotizada, nós e os médicos quem escolhemos a data que nosso bebê virá ao mundo, o normal ele (o bebê) decidirá o momento adequado para chegar.
Se for uma gravidez está tranquila e saudável, não a o porquê decidir pela cesárea, optar pelo parto normal é a melhor escolha, melhor para o bebê e melhor para a recuperação da mamãe, principalmente para amamentar, porque com a rápida recuperação, mais rápida será o contato com o bebê através da amamentação. O contrário do pós – operatório de uma cesárea, onde a mamãe recupera-se mais demoradamente e a amamentação é adiada e isso acaba prejudicando ambos.
A maior preocupação das gestantes é a dor, mas devemos saber que se houver dor, acabará depois de olhar para o rostinho do pequeno e saber que poderá dar atenção a ele com todo amor e carinho, sem que haja os desconfortos de uma cirurgia.
Sabemos também que existem casos que não tem como a mamãe ter parto normal, que se assim for, a parturiente deve ter o acompanhamento de seu médico, para que ele avalia os riscos que tal parto pode acarretar.
Uma boa alimentação, exercícios, conversar com o seu bebê, são atos fundamentais para que esse contato prevaleça desde o ventre e para que ele saiba que será muito bem vindo e amado por você e por todos.
Mas tanto no normal, quanto na cesárea o importante é o pensamento positivo e a dedicação de um bom profissional, e que a mamãe saiba que ela deverá escolher o melhor para seu bebê, para que ele venha saudável.

Parto Normal
1 A recuperação é rápida.
2 Não há dor pós-parto.
3 A rápida recuperação deixa a mãe mais tranqüila, o que favorece a lactação
4 A alta é mais rápida, o que possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente.
5 A cada parto normal, o trabalho de parto é mais fácil do que no anterior.
6 Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero), na eventual necessidade de uma operação, esta será mais fácil.
7 O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual.

Cesariana
1 A recuperação é lenta.
2 Há dor pós- parto
3 A recuperação lenta atrasa um pouco a lactação.
4 A alta demora mais, o que causa atrasos na retomada de suas atividades.
5 A cada cesariana o trabalho de parto é mais complicado do que no anterior.
6 A operação do mioma, neste caso, se complica devido às aderências e às cirurgias anteriores.
7 Qualquer operação cirúrgica pode trazer complicações à saúde, o que pode prejudicar a disposição sexual.
(
http://www.gestantes.net/parto-normal-ou-cesariana/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário